quarta-feira, 11 de março de 2015

Fazer justiça pela morte do Simba

A sua assinatura foi confirmada. Muito obrigado.<br><br>Fazer justiça pela morte do Simba.

Fazer justiça pela morte do Simba.

Cão abatido a tiro gera onda de revolta

Andreia e José estão devastados. Simba, o seu "melhor amigo", um Leão da Rodésia com cinco anos, foi abatido a tiro, no sábado, por um vizinho do casal.

tiro gera onda de revolta tinha cinco anos e morreu após ser atingido por disparos
José Diogo Castiço, 37 anos, de Monsanto (Idanha-a-Nova), tornou a história pública, contando-a no Facebook. O caso causou de imediato uma onda de choque e de revolta em milhares de pessoas e, ontem à noite, a história de Simba já tinha sido partilhada por mais de 14 mil cibernautas. O casal apresentou queixa do crime às autoridades .

Andreia (na foto) tratava dos produtos hortícolas que cultiva quando "ouviu dois disparos, seguidos de um ganido agudo", contou José ao JN. "Viu o Simba a correr em direção a ela, a cambalear. Deitou-se no colo dela, tinha o corpo cheio de chumbos e morreu ali", explica o empresário, que acredita que o animal tenha ido à propriedade do vizinho atraído pelos cães do mesmo, que tinham estado, momentos antes, na quinta de José e Andreia.

Quando José Diogo chegou à propriedade, com a GNR, correu a casa do vizinho. "Disse-me logo que só tinha disparado para o ar, que não o tinha matado, e acrescentou que já tinha avisado o meu cão", explica o empresário. A arma dos disparos, uma Flober que estava na posse do vizinho, caçador profissional, foi apreendida pelas autoridades e a queixa já seguiu para o Ministério Público.

"Quando o fui enterrar, decidi que o Simba ia ser um símbolo nacional contra os maus-tratos a animais", adianta o dono do animal.

O PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza, já ofereceu apoio jurídico ao casal. José Diogo diz que não quer "nem um tostão", mas que se vier a receber indemnização a dará a instituições de animais.

O nosso país tem que fazer mais por estes animais e punir seriamente quem faz mal.
Qual a sua opinião?
Já contribuí para esta punição, vai ajudar-me?
Brown Maria