sábado, 25 de outubro de 2014

Cuidados a ter com o seu cão no Outono


Com a chegada do Outono passaram os perigos do Verão, o tempo quente e os golpes de calor. Mas o Outono também exige particular atenção sobre outros riscos. Nada como estar informado para poder preveni-los.

Riscos e Cuidados no Outono
  • Regresso às aulas

Com o início das aulas, as crianças começam a utilizar novamente os cadernos, os lápis, etc. Embora a cola e os marcadores sejam alguns objectos de toxicidade baixa não convém deixá-los ao alcance de cães. Borrachas podem causar bloqueio de intestinos e agrafes podem causar problemas mais graves.

Insista com as crianças em manter o quarto arrumado para evitar acidentes.
  • Raticidas

Apesar de ser proibido, ainda há muita gente que utiliza veneno para eliminar as pragas de roedores. A utilização de veneno começa a acentuar-se no Outono, visto que o tempo arrefece e os ratos começam a procurar abrigo junto das casas para fugir ao frio. Embora se pense que os ratos são mais comuns nas zonas rurais, a verdade é que a cidade também tem bastante comida para oferecer aos roedores, sobretudo junto a caixotes de lixo públicos. Garagens e quintais são alguns dos locais mais afectados. Mas também há quem utilize produtos tóxicos em descampados sem fixar qualquer aviso. Por isso tenha bastante atenção ao local onde vai passear o animal.

Se tiver uma praga de ratos em sua casa, contacte profissionais para o ajudarem a eliminá-los ou construa ratoeiras que capturem os animais. Os raticidas são extremamente perigosos para animais de estimação (e crianças também!) e podem facilmente causar-lhes a morte.
  • Tempo frio

A temperatura começa a descer e os animais habituam-se naturalmente a essa mudança. Mas isso implica mudarem de pêlo para deixar crescer uma nova camada mais aconchegante. Nesta altura, é necessário escovar mais regularmente os cães para retirar o pêlo morto.

Se quer proteger o cão da chuva, é altura de comprar uma capa protectora. Para cães de pequeno porte e pêlo curto, pode também ser necessário um agasalho contra o frio.

  • Perigos da natureza

Esta é a época em que surgem os cogumelos. Embora a maioria seja inofensiva, a verdade é que se encontram alguns no nosso país com um alto grau de toxicidade. Tenha especial atenção ao passear o cão no campo ou em zonas verdes onde possam surgir estes fungos.

Para além dos cogumelos, as cobras começam agora a entrar no período de hibernação e podem reagir de forma mais irritada com a aproximação de um cão que lhe pareça uma ameaça. A população de cobras venenosas no nosso país não justifica alarmismos, mas convém estar alerta.