segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ser Veterinário

O que é ser veterinário? 
Este vídeo decifra correctamente esta profissão mas, pelo que sinto na quinta, o veterinário é aquele que chega nos momentos difíceis, que sabe tudo,  que minimiza as nossas dores, dá esperança aos nossos donos e nos mantém saudáveis.  Um  amigo.

Pergunto eu, porque não entram as despesas dos veterinários como despesas de saúde? Não faremos nós parte do agregado familiar? Não teremos nós direito a ser vistos por um médico e a ser medicados? 
Não é fácil, atravessando este país uma crise e havendo ordenados mínimos inferiores a 500 euros, os nossos donos terem disponibilidade financeira para gastarem connosco quando necessitamos de tratamentos médicos. Tendo em conta que nós também sofremos, sentimos dor, como conseguem os nossos donos pagar contas exorbitantes no veterinário e na farmácia? 
Os veterinários sem fronteiras  nos países em via de desenvolvimento e a Ordem dos Veterinários, com o cheque veterinário,  para ajudar as famílias mais necessitadas a tratar dos seus animais de estimação,  são uma ajuda para todos aqueles que nos amam mas que não podem tratar de nós como merece qualquer ser vivo. 

Na quinta, como somos muitos e a maior parte das vezes há mais que um a precisar de consulta, a veterinária visita-nos regularmente e apesar de as contas serem elevadas, os meus donos optam por abdicar de outras coisas que eles consideram superfulas, nunca nos faltou assistência médica. No entanto, há, neste país quem não tenha dinheiro nem para comer,  não é justo que não tenham direito a ter, pelo menos, um animal de estimação que, conforme estudos médicos, alteram positivamente a disposição e a saúde humana. 
Afinal direitos todos temos mas, alguns, são teóricos. 
Brown Maria