quinta-feira, 17 de julho de 2014

Kate e Pippin

Uma corça, Pippin, foi abandonada pela mãe mas encontrou um grande amigo, Kate, um Dogue Alemão, um cão elegante e imponente, tendo, os dois, formando uma ligação singular da qual podemos ver alguns momentos. No reino animal o amor não tem fronteiras.

Temos tido temperaturas muito elevadas e eu tenho a sorte de viver num lar onde há a preocupação de nos protegerem. Todos, os animais da quinta, temos tido ajuda para enfrentar este calor fatal. Os nossos donos sabem que o pelo piora a situação assim como os insectos desta época do ano.
Há cuidados que não devem ser esquecidos, tendo em conta que nós, cães e gatos, não possuímos glândulas de suor, não suamos, o que, como sabem, arrefece a temperatura corporal. Nós abrimos a boca, ficamos ofegantes, para que o ar frio entre e baixe a temperatura do nosso organismo.

Cuidados que ajudam a suportar o calor:

   Água fresca com abundância;
Eu quando tenho muito calor, além de beber muita água, adoro deitar-me em cima da água corrente.
 Nunca nos levem a passear na altura do maior calor porque podemos, até, queimar as patas, devem  escolher o princípio da manhã ou fim da tarde e locais com sombra abundante;
 Nunca nos deixem dentro do carro, mesmo com os vidros abertos;
 Não usem açaimes que não permitam que o cão abra a boca;
 Se puder apare o pelo do seu animal, nesta altura é mais importante o nosso bem estar que a beleza;
 Na altura de escolher o seu cão tenha em conta as temperaturas que fazem no verão porque uma raça adaptada ao frio sofre muito. Se já optou por uma dessas raças, coloque ar condicionado ou um ventilador para ajudar o seu animal a ultrapassar esta fase do ano;
 Nunca deixe a casota ou até o animal ao sol, procure uma zona com sombra;
 Cuidado com os tanques ou piscinas porque os animais podem entrar para se refrescarem e não conseguirem sair;
 Em casos extremos dê um banho com água fria ao seu animal;

Sou unha e carne com os meus donos, eles não fazem nada nem vão para lado nenhum sem mim mas, quando o meu bem está em jogo, não hesitam, e põem o deles de lado. Sei o quanto lhes custa irem às compras e não me levarem, mas, como nós  não podemos entrar em centros comerciais, supermercados ou lojas, temos que ficar no carro a aguardar, o que pode significar a nossa morte quando as temperaturas são  elevadas,   eu não os acompanho, fico à espera deles em casa, ao fresquinho.

Nunca  se esqueça dos seus amigos e basta olhar para eles para verificar se necessitam de um cuidado especial: Boca aberta e respiração ofegante indicam que o seu animal está com muito calor, refresquem-no.
Obrigada madrinha por este interessante vídeo.
Brown Maria