terça-feira, 13 de maio de 2014

Sonhando com.....


Nós também sonhamos e eu não sou excepção. Os meus donos dizem que além de mexer os olhitos e encolher o focinho também já ladrei enquanto dormia. Não sonho diariamente mas faço-o com alguma frequência.
Estudos frequentes concluíram que nós sonhamos frequentemente, consoante o nosso tamanho, quanto mais pequenos mais sonhamos, e quando somos bebés o sonho é uma constante do nosso dia a dia.
Com um electroencefalograma (EEG),foi analisada a nossa actividade cerebral durante o sono.  Na primeira fase do sono, superficial, que dura de 10 a 20 minutos, ficamos quietos, temos uma respiração profunda, ritmada, diminui a nossa pressão sanguínea, metabolismo e actividade cerebral e podemos acordar em função do estimulo. No segundo período, ciclo de sono profundo, REM, a nossa respiração é mais irregular, rápida, superficial, mexemos as orelhas, patas e fazemos alguns ruídos esquisitos, chegamos até a ladrar.  
Dormimos cerca de nove horas por dia, durmo mais quando os meus donos se ausentam para trabalhar e menos quando eles passam o dia em casa, altura em que durmo tanto como eles.
Temos, também perturbações de sono, apneia (suspensão involuntária da ventilação) ou narcolepsia (entrada repentina em sono profundo).
Sonhamos mas, os humanos, não sabem com quê.

Eu sonho muitas vezes que estou a perseguir uma peça de caça e, no momento em que dou o salto para a apanhar, acordo.
Brown Maria