quarta-feira, 12 de março de 2014

A Cor do meu Mundo

Os homens há muito que querem saber se nós, cães, distinguimos as cores, como eles. Difícil de responder a essa questão humana já que eu nunca o fui mas, posso dizer que nós vemos estas cores: roxo, verde e azul e todos os tons de cinzento.Não sabemos distinguir o amarelo e o vermelho, para nós são verde.
Conseguimos ver muito longe, desde que o objecto esteja em movimento, temos uma visão nocturna extraordinária mas, só conseguimos distinguir os detalhes a uma distância curta, cerca de 7 metros e se for muito curta  a imagem aparece desfocada (Hipermetropia), em contrapartida temos uma campo de visão de 250 graus. O nosso sentido mais apurado é o olfacto, o que facilita a nossa vida quando nascemos e temos os olhos fechados. 

Lembrei-me, agora, dos meus primeiros dias de vida, já com os olhos abertos. Enquanto os meus irmãos se aventuravam a saltar o degrau da casota e investigarem o exterior eu chorava desalmadamente dentro da casota, até que a minha dona me fosse buscar para me pôr ao pé dos meus irmãos. Sempre fui muito cauteloso e meço todas as consequências, antes de dar um passo no desconhecido. A primeira vez que me deixei levar, foi pela minha tia, a Malhadinha, fiquei com a pata direita presa numa armadilha, história que já abordei no meu perfil. 

A hierarquia dos nossos sentidos é olfacto, audição, visão, tacto e por último o paladar. As imagens na TV (30 quadros por segundos) vemo-las como slides expostos rapidamente, eram necessários mais 20 ou 30 quadros para que as víssemos como se de um filme se tratasse.
Divirtam-se com o vídeo que se segue: A visão canina. Neste vídeo é dito que não vemos o verde mas a verdade é que não distinguimos  o vermelho e o amarelo do verde.

)
Brown Maria